terça-feira, 2 de setembro de 2014

As vendas de gasolina no Brasil aumentaram 8%.


A CARTA NA MANGA
Por Rochelli Dantas

No primeiro semestre deste ano, as vendas de gasolina no Brasil aumentaram 8%. Os dados são do Ministério de Minas e Energia e esta seria uma boa notícia. O problema é que a Petrobras está importando boa parte do combustível a um preço maior do que vende às distribuidoras, ou seja, tem prejuízo na transação. O reflexo está nas bombas. Os custos de produção poderiam ser reduzidos com o aumento da mistura do anidro na gasolina para 27%.

Hoje, o percentual máximo é de 25%. Dados do setor sucroalcooleiro apontam que a elevação dará possibilidade de o tamanho do mercado nacional do álcool subir dos atuais 10,6 bilhões de litros para 12 bilhões de litros. A consequência seria a estagnação no preço do combustível nas bombas. A carta na manga é a aprovação no Senado da Medida Provisória 647 (MP 647), que contempla a elevação do teto. A expectativa é de que a matéria comece a ser discutida hoje e o pleito tenha um posicionamento até o fim desta semana. O setor tem pressa. Como o período é de campanha eleitoral, existe o risco da MP “caducar”, já que o prazo máximo para votação é 25 de setembro.

De acordo com o presidente do Sindaçúcar/PE, Renato Cunha, a urgência na aprovação é ainda maior para o Nordeste. O segmento inicia neste mês a moagem da cana na região e é importante saber o tamanho do mercado potencial. O Nordeste representa entre 10% e 12% do volume de etanol produzido no Brasil. Para este safra, a previsão é de 14,5 milhões de toneladas de cana-de-açúcar sejam moídas, mesmo montante da safra anterior. Mas, caso a regulação seja alterada, a moagem pode voltar a crescer. E as bombas podem parar de subir. Tudo depende dos parlamentares.


Fonte Diario de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário