Usuário poderá encomendar uma certidão pela internet sem precisar sair de casa
Foto: Reprodução/MPPO.mp.br.
Cartórios de todo o País contarão com um sistema interligado e possibilitará a emissão de certidões eletrônicas. A informação foi divulgada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais de São Paulo.
O sistema está disponível atualmente em quatro estados: São Paulo, Santa Catarina, Espírito Santo e Acre. Em até um ano contando a partir deste mês todos os oito mil cartórios brasileiros estarão informatizados e interligados.
Atualmente a grande maioria dos cartórios são baseados em uma montanha de papel que resistem ao tempo e cuja força-motriz é a burocracia de procedimentos. Para reconhecer uma assinatura ou tirar uma certidão de casamento, é necessário vasculhar livros antigos, fichários e bater muitos carimbos.
O que muda na prática
Com a informatização, o usuário vai poder encomendar uma certidão eletrônica de nascimento, óbito e casamento em qualquer cidade do País. É necessário apenas saber onde o documento original está arquivado.
Tudo poderá ser feito pela internet. Depois, o usuário receberá o boleto para realizar o pagamento e, por fim, o link para baixar o documento em pdf. O prazo será até três dias úteis após pagar a taxa devida.
A Associação dos Registradores diz que esses documentos digitais têm o mesmo valor legal de uma certidão tradicional, tirada no cartório. Mas quem precisar do documento de papel também poderá pedir pelos correios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário